Inclusas: 0 | Selecionadas: 0
Inclusas: 0 | Selecionadas: 0
Análise Visual: Despeje uma pequena quantidade de vinho em uma taça transparente e segure-a contra a luz para observar sua cor, intensidade, transparência e limpidez. Se houver sedimentos, isso pode significar deterioração do vinho.
Aprecie o aroma: Gire delicadamente a taça 5 vezes para permitir que o vinho libere seus aromas. Leve a taça ao nariz e inale profundamente para captar os diferentes aromas de frutas, especiarias, flores e outros.
Sinta o sabor: Dê um pequeno gole e deixe-o percorrer toda a boca, prestando atenção aos sabores, taninos (a sensação de adstringência), acidez, álcool e doçura.
Ainda no paladar: Avalie o corpo (de leve a encorpado) e a textura (suave, aveludada ou mais áspera).
Finalize a degustação: Pense na experiência como um todo. Avalie a complexidade, o equilíbrio e persistência (tempo que os sabores persistem após engolir o vinho).
A degustação é uma experiência pessoal e subjetiva. Cada pessoa pode ter preferências diferentes e não há respostas "certas" ou "erradas". O importante é aproveitar o processo de explorar e apreciar as características únicas de cada vinho.